sábado, 20 de agosto de 2011

“Refletindo sobre projetos na Escola”

A partir dos textos estudados e da experiência profissional de cada integrante deste curso, temos noções da importância de desenvolver os projetos em sala de aula, que servem de base para a construção do conhecimentos dos alunos. Os projetos sempre foram  desenvolvidos  nas escolas, a partir dos estudos realizados,  percebemos nossos erros e  dessa forma, aprendemos a refletir sobre as nossas práticas pedagógicas, melhorando nossa atuação em sala de aula, proporcionando aos nossos alunos requisitos para enfrentar os problemas sociais que nos cercam.
O desenvolvimento de projetos é uma prática comum nas escolas, que de acordo com a necessidade e a realidade de cada escola abordam temas diferentes. Alguns propostos como componente curricular como: trânsito, consciência negra e meio ambiente, outros são  baseado de acordo com a necessidade da escola, ou seja, os problemas que a mesma está passando. Geralmente o coordenador/diretor faz o esboço do projeto e vai encaixando as disciplinas e as atividades relevantes a cada uma, então de forma organizada cada professor desenvolve sua parte, durante o período determinado para a realização do mesmo, tiramos fotos, registramos e no dia da culminância cada sala expõe as atividades desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto, gravamos, tiramos fotos, apresentações de dança, teatro. 
O desenvolvimento de projeto na escola é interessante para estimular a curiosidade, a elaboração de perguntas e a busca das respostas para que o aluno a partir disso possa construir através da pesquisa seu próprio conhecimento. Outro fator importante é trabalhar temas atuais que façam parte da realidade dos alunos para que possam associar de forma mais significativa os temas abordados criando seu conceito sobre o assunto desenvolvido. Antes de desenvolver um projeto na escola é preciso realizar um levantamento sobre os assuntos mais relevantes de acordo com cada realidade, pois, se o tema não for favorável para os alunos, os mesmo não irão ter estímulo/interesse para realizá-lo. Sendo que cada professor dever refletir sobre a sua atuação nos projetos desenvolvidos na escola, pois, a função do professor é orientar os alunos e não fazer para os mesmos.
O aluno deve ser estimulado a pesquisar para isso a curiosidade é fundamental para que desenvolva as atividades propostas.O papel  da coordenação e do  professor  é de verificar se o projeto que pretende propor aos alunos está de acordo com os interesses pertinentes aos mesmos, pensando nas possíveis alterações, adaptando o mesmo de acordo com a idade e aos interesses afins. É importante segundo Freire fazer com que os professores que o ato de  “...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” ( FREIRE , 1996, p. 52).

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