segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atividades Módulo 2: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

O QUE É HIPERTEXTO?

           Com a tecnologia em nossas mãos, faz com que diariamente busquemos novos caminhos para atingor nossos objetivos, sendo que uma das atividades mais realizadas é a visita em sites, que possam nos ajudar e facilitar nosso trabalho. Um dos   sites mais acessados pelos professores é  Portal do Professor, traz muitas possibilidades para enriquecer as aulas, traz conceitos inovadores, incluindo as mídias atuais, como: vídeo, sites, filmes, atividades que nos sugere melhoria nas aulas. É um conteúdo completo que abrange todas as áreas de conhecimentos, mostrando experiências de outros professores que deram certo, e possuem a humildade de passar a diante essas sugestões. Quando disponibilizamos um tempo para navegar livremente embora tenhamos sempre algo em mente, faz com que a busca fique mais prazerosa e com resultados mais eficientes. Dentro do grupo, não houve nenhuma dificuldade em seguir a navegação ou mesmo voltar ao ponto inicial.
Quando inicia-se uma busca pela internet, tem-se uma gama de possibilidades,cabe ao professor, selecionar, qual site enquadra-se melhor na atividade que pretende utilizar, escolhendo o mais apropriado. Buscar o significado da palavra HIPERTEXTO, foi muito interessante, pois, sempre ouve-se falar, contudo na maioria das vezes não, busca-se a sua verdadeira função. A pequena pesquisa trouxe muitas características importantes para definir um conceito, observa-se em cada site uma linguagem diferente que abrange todos os grupos de pessoas, desde os mais simples aos mais complexos. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes.De acordo com o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto: “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Esses caminhos tornam a pesquisa muito agradável, onde o leitor pode obter informações extras que englobam o assunto pesquisado, faz com que a leitura/pesquisa seja mais prazerosa, pode-se relacionar ou compreender melhor o assunto sem sair da página atual, facilitando a busca e tornando-a mesma muito rica em detalhes, ampliando o conhecimento sobre o assunto em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário