sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Registro Digital da Experiência - O Hipertexto: Um olhar pela Arte da Fronteira

Título do projeto : Um olhar pela Arte da Fronteira.
Identificação do Local
  • Escola: Municipal Maria Lígia Borges Garcia.
  • Série: 6º Ano Ú, 7º Ano A e B, 8º B e 9º Ú.
  • Número de alunos envolvidos no projeto: 100 alunos.
  • Número de professores envolvidos: três.
  • Disciplinas envolvidas: Artes, História, Cidadania.
  • Participantes externos: Artista Plástico Júlio César Alvarez.
Conteúdos estudados no projeto : História da Fronteira Brasil x Paraguai, Costumes, Vestimentas, Cultura, Dança, Música, Culinária, Lendas, Artistas,Aspectos geográficos e econômicos.
Tecnologias utilizadas : livros, internet,laptop,DVD, data show;
Objetivos : conhecer, analisar e identificar a história da fronteira entre Brasil e Paraguai, compreendendo as principais características sociais, geográficas e culturais que envolvem Ponta Porã e Pedro Juan Caballero;
Justificativa : A Secretária Municipal de Ponta Porã pelo segundo ano consecutivo, está realizando um festival cultural, onde as escolas municipais apresentam os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores nas disciplinas de Artes e Educação Física. O tema deste ano é uma abertura para comemoração dos 100 anos de Ponta Porã, por isso, houve um sorteio para dividir os países que ajudaram a compor a história da mesma. Nossa escola ficou responsável por trabalhar o Paraguai.
Descrição geral : Como proposta inicial,trabalhar com os alunos a história do Paraguai, fazendo relação com a história de Ponta Porã e Pedro Juan, a partir disso, abordar as principais características que envolvem as cidades citadas, história, costume, vestimenta, culinária, costumes, música, dança, entre outros. Os alunos utilizaram o laptop para ampliar seu conhecimento buscando informações sobre a região, onde cada aluno ficará responsável por elaborar um texto e um desenho sobre o tema, ressaltando as informações que acharem mais pertinentes, associando as informações científicas abordadas nas pesquisas e dos autores trabalhados, com suas experiências pessoais. Para ampliar nosso campo de conhecimento, sobre a Arte na Fronteira, o artista Júlio César irá visitar a escola para desenvolver uma palestra e algumas técnicas de pintura. Depois de desenvolver toda a parte teórica os alunos terão que desenvolver um texto e um desenho sobre os pontos abordados. Os desenhos realizados, servirão para a construção de um colcha de retalhos,onde cada aluno irá contribuir para a elaboração e confecção da mesma. Esses desenhos participaram de um seleção, a qual será escolhido o melhor, onde o aluno terá que pintar uma tela.
Materiais:sulfite, régua, lápis de cor, canetinha, imagens,tela, tecido, tintas, pincéis, linha, agulha,entre outros.
Referências: SELLAMARI,Ponta Porã – Fronteira sem limite! Um olhar de gratidão;CAPUSSO, Educação Turística, Ambiental e Cidadania; SIGRIST, Chão Batido; QUINTAS, Ponta Porã em foco.
Observação: Iniciei esse projeto contudo, ainda não está finalizado, até o presente momento, realizamos a parte teórica e a elaboração do desenho ( esboço), onde cada aluno pesquisou as imagens que identificam e caracterizam a fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Após assistir uma entrevista do artista Júlio César, iniciou-se o processo de pintura no tecido e finalizando essa etapa a construção da colcha de retalho. O artista Júlio César visitou a Escola e realizou uma técnica de pintura com os alunos do ensino fundamental. A culminância do projeto ocorreu no dia 30 de setembro de 2011, onde todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais de Ponta Porã forma expostos no Centro de Convenções, nesse mesmo dia as escolas realizaram apresentações de música,dança e teatro retratando a história de Ponta Porã.Avaliando as etapas cumpridas  do projeto, os alunos empolgaram-se para realizar o mesmo, foram muito participativos, quanto as discussões iniciadas, quanto ao processo de criação, o desenvolvimento do esboço do desenho e a pintura final no tecido para a construção da colcha. O fechamento do projeto foi muito significativo e de grande importância, onde, todos puderam privilegiar os trabalhos das outras escolas, tornando o evento um grande sucesso.






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