terça-feira, 23 de agosto de 2011

"PROJETO LOGOTIPO"

Título: LOGOTIPO DA ESCOLA.

Quando propus aos alunos o desenvolvimento do Projeto Logotipo, enfatizei a importância de ser original, apesar de termos algumas regras para seguir, no processo de criação a ideia do criador tem que prevalecer, seguindo o tema proposto. Durante a execução do projeto, tiveram várias ideias, algumas difíceis de ser efetivada, contudo, conseguiram captar o ideal do projeto e mostraram sua individualidade na criação e composição do mesmo. No processo de criação, tiveram bastante dificuldade em compor/montar o trabalho final, incluindo todos os elementos que escolheram para elaborar o mesmo. Um dos fatos que conclui como essencial para o processo de criação do logotipo, foram as descobertas em utilizar o software para a edição final, contribuiu muito para e estética do trabalho final.
Durante a realização dos primeiros esboços até a edição final, todos se ajudaram dando dicas, até mesmo na utilização do programa, mostrando a função de cada ferramenta do software, compartilhando experiência entre os alunos. O professor no início da atividade proposta, explicou todos os passos e possibilidades que envolveria o trabalho proposto, apresentando que temas ou elementos poderiam basear-se para a execução do mesmo. Depois dessa apresentação a função do professor é auxiliar os alunos a organizarem as ideias para e elaboração do trabalho, deixando os alunos a vontade para montarem seu desenho, respeitando as limitações e o tempo que cada um precisa para a finalização do mesmo.
Durante o processo de edição não ocorreu nenhum problema nem por parte do computador, nem pelo programa utilizado para edição do mesmo. De forma geral, todos os alunos gostaram do trabalho realizado, no início ficaram um pouco assustados, achando que não iam conseguir desenvolver o mesmo, contudo,conforme as aulas foram acontecendo, foram superando seus limites e no momento da edição final, sentiram-se contentes com o resultado final. Analisando todo o processo cabe ressaltar que a grande preocupação por parte dos alunos foi a estética do desenho, quando disse que os esboços era apenas uma parte do processo para a composição do trabalho final, ficaram mais tranquilos, e o uso do laboratório de informática, contribuiu para essa satisfação do desenho final.
Quando trabalhamos utilizando as tecnologias nossos resultados ficam eficientes, onde o aluno envolve-se mais na atividade proposta, participando ativamente do processo todo, sem deixarmos de lado o passo a passo até chegar o resultado pretendido, para que o aluno aprenda que a tecnologia não é apenas uma ferramenta de entretenimento, mas também de construção do conhecimento.










1) Identificação do Projeto
Professor: SILVANA MORAES DA SILVA/ DIEGO DIAS.
Escola: MUNICIPAL MARIA LÍGIA BORGES GARCIA. Ponta Porã - MS
Ano/Turma: 7º, 8º e 9º anos, cerca de 100 alunos Turno: Matutino/Vespertino.
Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: ARTES
2) Justificativa: A escola Maria Lígia está passando por um processo de mudança na metodologia de ensino, utilizando os recursos tecnológicos como um grande avanço nas aulas, um dos motivos dessa alteração é por causa do projeto em que a escola está participando UCA – (um computador por aluno). Sendo assim a escola teve que realizar algumas mudanças que visam à utilização dos recursos tecnológicos e a incluir em sua rotina com uso mais frequente sites, blogs, entre outros, fazem parte da nova filosofia da escola. Pensando nisso, percebemos a necessidade de criar uma marca, um logotipo para identificar nossa escola.
3) Objetivo Geral: Identificar, criar e projetar logotipos.
4) Objetivo Específico: Desenvolver a criação e a percepção dos alunos na criação do logotipo que irá identificar a escola.
5) Metodologia e estratégia de ação: Trabalharei com os alunos textos, sobre o que é um Logotipo, suas funções, características, realizaremos analises e leitura e interpretação de alguns logotipos, e a partir disso, estudaremos as características da escola, cores, filosofia, tendências, etc. Para então cada aluno começar seu processo de criação do logotipo da escola. Após a realização da atividade realizaremos um concurso para então escolher o melhor. Todas as etapas vão ser fotografas e no final da elaboração imprimir os logotipos para realizar o concurso para eleger o melhor.
6) Atividades: Inicialmente faremos estudos teóricos e de análise em sala de aula para então utilizar programa de computador para criação do logotipo.
7) Cronograma: Iniciarei o projeto, 05/06/11, com a aula inicial onde trabalharemos os textos, analises tendências e nas próximas semanas a finalização do projeto na sala de tecnologia.
8) Recursos (aplicativos / ferramentas utilizadas): Textos, imagens, livros, computador, internet, software para edição ;
9) Avaliação: Participação, desenvolvimento do pré-projeto, criação, produção e interação com os recursos dos programas utilizados.
10) Bibliografia: A Arte de Fazer Arte: Denise Akel Haddad/Dulce Gonçalves Morbin; Editora Saraiva.

Considerações sobre o projeto:
Esse projeto curto foi desenvolvido segundo a indicação da direção junto com o professor da sala de tecnologia que descobriu um programa para a criação de logotipos, a partir disso fizemos uma parceria, e iniciamos as atividades com os alunos, primeiramente trabalhamos os textos em sala, analisando alguns exemplos para então os alunos criarem seu trabalho e assim na segunda parte fomos para a sala de tecnologia para efetivar o trabalho, contudo não achei muito proveitoso, então voltamos,para a sala de aula e propus aos alunos a criação prévia do desenho e então na próxima aula efetivamos a proposta com a finalização no computador, claro que o desenho que fizeram tiveram alterações na hora que realizaram no computador, porém isso faz parte do aprendizado e também do processo criativo. Como é um projeto em parceria com a sala de tecnologia ainda não consegui levar todas as turmas para a finalização do mesmo. Duas turmas finalizaram o mesmo, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos foram se empolgando com as descobertas e também com os resultados, a medida que iam conhecendo o programa empenhavam-se cada vez mais em criar o melhor desenho. Quando o desenho ficou pronto, a satisfação e o orgulho, deles e o meu em especial, pois, puderam ver o resultado do seu trabalho, essa finalização foi muito satisfatória, onde os alunos puderam analisar o seu trabalho e também apreciar o dos colegas.

2 comentários:

  1. Que interessante saber que você aplicou este projeto, deve ter estimulado muito a criatividade e desenvolvimento em Design deles!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante qual programa foi utilizado para fazer o logotipo?

    ResponderExcluir